quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

Saída de campo a Almograve!

Foi no âmbito da disciplina de Tectónica do 4º ano, ramo de recursos naturais, que fomos visitar a pacata localidade de Almograve, a 200km de Lisboa, no conselho de Odemira, Alentejo Litoral. 
 Saímos do Campo Grande às 8h da manhã e chegamos perto das 11h ao nosso destino. 


Explicações do Professor no Campo.
Durante a nossa visita percorremos uma vasta área ao largo da costa, onde íamos ouvindo o professor e tentávamos interpolar a geometria e evolução das estruturas presentes no terreno. 
 Nas rochas que se apresentavam extremamente deformadas. os dobramentos eram o mais evidente e fascinante. Nunca tinha visto nada assim! Segue-se uma pequena selecção de fotos tirados durante estes dois dias desta magnifica saída...

 Dobra sinforma simétrica 1.1.

As rochas que vimos eram essencialmente metagrauvaques e pelitos, do paleozoico com +- 300Ma (período Carbónico) e era frequente conseguir-se distinguir com facilidade superfícies de fraqueza como clivagem (S1) e S2 muito penetrativo.  

Dobra Sinforma assimétrica 1.2.

Secção de dobras sinforma, antiforma  e isoclinal.

Dobra Sinforma erodida.

Fendas de tracção.

Dobramento do S1 resultando S2 em pelitos.

Superfícies S1 e S2 em pelitos.

Óxidos de ferro em areias do Cenozóico.

Caverna formada no eixo de uma dobra Antiforma.

Gostaria de Agradecer aos meus colegas da saída que de uma forma ou de outra contribuíram para que estes dias fossem tão especiais, em especial ao Diogo Carvalho por algumas fotos, ao Miguel Pessoa (também autor neste blogue) pelo excelente vídeo resumo da saída e claro ao professor que organizou a saída!


Sem comentários:

Enviar um comentário