O meu material de Campo




Todo o geólogo tem o seu material que usa em campo. Vou mostrar algumas ferramentas essenciais que um geólogo deve ter, quando vai sair para o campo. É óbvio que os materiais a levar são relativos ao sítio para onde se vai e do geo-estudo que se vai fazer. Água e chapéu é definitivamente aconselhado (e talvez protector solar dê jeito...) 
Não tento particular interesse em  fazer publicidade a nenhum destes materiais, eis o que tenho.




A lupa de bolso (ou de joalheiro) é usada em campo e em laboratório, serve para ampliar virtualmente um objecto. Em geologia tem especial interesse para ver pequenos minerais e fósseis.
Esta é a minha lupa, é um dos instrumentos de campo que mais uso!

Lupa 20x com led








 O livro de campo é onde se anota tudo o que for pertinente ao estudo em causa. O que se escreve lá deve ser objectivo e sempre que possível fazer uso ao nosso lado artístico para representar de maneira gráfica a morfologia do corpo geológico. Deve-se colocar sempre o nome no livro assim como o contacto. O livro é onde se regista todos os dados tirados em campo, por isso a perda do mesmo pode deitar fora horas e horas de trabalho, que em muitos casos podem ser irreversíveis. Não aconselho a usarem o livro como escala! O risco de o perder aumenta consideravelmente...
Este é o meu livro e lapiseira de campo!

Livro de campo para Geologia Geological Field Book (Rite in the rain)


 A bússola geológica, que serve, para além da orientação no terreno, medir direcções e inclinações de corpos geológicos como estrados, filões, falhas, dobras, etc. Existe vários modelos de bússolas, a minha é uma das mais baratas mas tem clinómetro (que serve para medir a inclinação) e tem ponteiros que brilham no escuro, o que pode dar jeito quando há pouca luminosidade.

Bússola de Geologia SILVA
Bússola de Geologia SILVAem ambiente com pouca luminosidade


O martelo, não sendo sempre preciso levar, pode dar jeito em diversas ocasiões. É geralmente usado para partir rochas em campo, ou simplesmente remexer o terreno sem o uso das mãos e também há quem o use muitas vezes como medida de escala, se bem que também não é aconselhado pois o risco de nos esquecermos dele no campo aumenta... Escolhi o punho em borracha, para absorver mais energia de impacto.

Martelo de Geologia Estwing 24 0z

Capa para Martelo de Geologia Estwing NO.3


Quer material de Geologia? Contacte: ricardoans95@gmail.com