A Uvarovite ( Ca3Cr2(SiO4)3 ) é um nesossilicato de cálcio e crómio, foi descoberta em 1832 e recebeu a sua designação em honra do russo Sergei S.Uvarov que foi um coleccionador de minerais.
Uvarovite (https://s-media-cache-ak0.pinimg.com/736x/23/ 80/03/23800390ebee413c20c79629c6bbf2e8.jpg) |
A uvarovite apresenta-se com frequência sob a forma de agrupamentos mais ou menos de pequenos cristais individuais, geralmente bem formados, translúcidos e de cor verde intensa. Pertence à classe dos silicatos, ao sistema cúbico, tem dureza aparente de 6-7,5 , fractura concoidal, brilho vítreo e tem um traço branco.
Este mineral apresenta-se com frequência sob a forma de agregados de pequenos cristais individuais, bem formados, translúcidos e de cor verde. Esta forma-se no interior das rochas metamórficas, sobretudo as que contêm elevadas concentrações de crómio, ferro e magnésio. Faz ainda parte do grupo das Granadas , juntamente com a Andradite, Piropo, Almandina e Grossulária.
Agregados https://upload.wikimedia.org/wikipedia/ commons/8/86/Uvarovite_(Russie)_3.jpg |
A Uvarovite poderia ser uma gema mais importante na joalharia ,por ter uma dureza elavada e por ser difícil de ser atacada pelos ácidos, no entanto o tamanho dos seus cristais costuma ser reduzido. É , contudo, um mineral muito apreciado no coleccionismo.
É mais comum ser encontrada em países como a Finlândia, Itália, Rússia, Turquia, Canadá ou EUA.
Sem comentários:
Enviar um comentário