segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Ammonitida - Peniche

 Ainda na mesmo dia da visita a Peniche, e depois dos rostos de belemnites, deparem-me com um calhau meio arredondado perto de uma falésia, próxima do mar, que se encontrava bastante degradada e com bastantes blocos soltos no chão, alguns blocos caídos pela ação da própria gravidade outros possivelmente pela ação do Homem. Ao virar o calhau, da primeira foto, vejo que esta seria parte de um molde interno de um Cephalopoda Ammonoidea, e ao ir arriscar ver os outros calhaus já de maiores dimensões vejo que aquelas rochas, escura do tipo filito (?), estavam cheias de fósseis de amonóides, tanto moldes externos como internos. 

Ammonitida
Amonóides moldes externos
 Este primeiro calhau que vi, foi dos poucos que vi que não era somatofósseis recristalizados em pirite e calcite, como se vê pelos exemplares das seguintes fotos. 
 Mas agora falando destes animais que habitaram os nossos oceanos no passado, pertencem à Subclasse Ammonoidea que terá vivido do período Devónico ao final do Cretácio num evento de extinção em massa chamado Extinção do Cretáceo-Paleogeno que também vitimou os dinossauros.  São moluscos cefalópodes marinhos muito semelhantes ao actual Naútilo que vive no sudoeste do Oceano Pacífico. Sendo carnívoros eram predadores activos e solitários, maioritariamente pelágico nectónico de ambientes marinhos, a oceânicos e viviam protegidos dentro de uma concha, enrolada homomórficamente, de natureza carbonatada, daí a facilidade desta parte do corpo do animal fossilizar. Os fósseis que encontrei em Peniche, penso pertencerem à Ordem Ammonitida, que terem vivido desde o Jurássico ao Cretácico. 
Como disse. a maioria dos fosseis que encontrei sofreram recristalização por pirite e as cavidades internas da concha foram preenchidas por calcite. Nas seguintes fotos podemos ver que nem toda a estrutura dura foi completamente mineralizada, ficando a parte umbílical da concha melhor preservada.

Amonóides recristalizado em pirite e calcite_1
Amonóides recristalizado em pirite e calcite_2
 Em relação ao amonoides aqui pressentes penso pertencerem  ao género Dactylioceras, das a ornamentação constituída por costilhas radiais, simples e rectilíneas nos flancos, bifurcando na fronteira com o bordo ventral.

Dactylioceras piritizado
Secção do Bordo ventral claramente bifurcado
Dactylioceras piritizado com as cavidades internas preechidas em calcite

 Encontrei também outras conchas, que estando menos preservadas, não consigo afirmar com certeza o seu género, porém terem sido localizadas muito próximas no afloramento pode-se inferir com alguma certeza que seriam contemporâneas. Caso alguém consiga identificar o género ou espécie... agradeceria. 

 fóssil de amonóide_1
 fóssil de amonóide_2.1

 Para além dos blocos caídos com amonoídes, encontrei um muito particular, tem parte de uma concha de molusco bivalve, e várias estruturas compridas e tabulares, e algumas ramificadas que fazem lembrar algas...
fóssil de amonóide_2.2

Possíveis fósseis de algas com um fóssil de bivalve ao lado direito  

Sem comentários:

Enviar um comentário