quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Pirite

 Pirite, bastante conhecida por cristalizar em forma de cubo e pelo seu brilho metálico há muito que é estudada e conhecida dos antigos. Os gregos chamavam de "pyr", fogo, por o mineral ser usado para fazer faíscas ao ser friccionado e atear o fogo. Durante muito tempo era frequentemente confundida por ouro, ainda não havendo a distinção entre a calcopirite, arsenopirite e pirite, dadas as suas semelhanças na cor e brilho chama-se a estes sulfuretos de "ouro dos tolos". Assim a palavra Pirite foi usada durante muito tempo para designar um grupo de minerais e só em XIX, a palavra adquiriu o significado actual.
 Muitas vezes a Pirite aparece a substituir ossos e conchas fossilizados, como vimos no post das Amonites de Peniche.

 A próxima, foto é um exemplar de Pirite da minha colecção de minerais, tem 6x3,5x3 cm e está maioritariamente  cristalizada sob a forma de cuboctaedros. De origem espanhola, não conheço a sua origem exacta.

Pirita
Pirite cuboctaedrica_1.1

 O seguinte "gif" ilustra bastante bem, a forma perfeita de cristalização na forma cuboctaedrica que se assemelha ao meu exemplar, porém a cristalização dos minerais nem sempre se apresenta perfeita havendo uma mixórdia de sistemas cristalinas misturados dos quais pode haver cúbico, dodecaedro pentagonal, octaedro entre outras formas pouco perceptíveis, porém a Pirite pode cristalizar sob outras formas geométricas como se irá ver adiante.

Cuboctaedro by user Cyp using POV-Ray

Em relação às propriedades mineralógicas:

  • Pirite- A Pirite é um bissulfureto com a formula química, FeS2, constituída por ferro e enxofre numa razão de 1: 2, contém 46,5% de Ferro (Fe) e 53,5 de Enxonfre (S) apesar de poder haver outros elementos a entrar na constituição, como Arsénio (As), Níquel (Ni), Cobre (Cu) e Ouro (Au). Pertence ao sistema cristalino isométrico, e ocorre sob os hábitos massivos mas também sob a forma de cubos, dodecaedro pentagonal, dodecaedro rômbico,  trapezoedro, octaedro e as suas combinações. Em relação à cor,  amarelo-claro, amarelo-latão, dourado fosco a cinza, sempre com o seu brilho metálico e sempre opaco. Não tendo clivagem, apresenta uma fractura conchoídal a irregular. Tem um densidade bastante elevada, cerca de 4,95-5,2 (g/cm3) e uma dureza de 6 - 6,5 na escala de Mohs. Encontra-se frequentemente associada a Lignite e a compostos de enxofre, apresenta-se sobretudo em filões hidrotermais em rochas metamórficas com serpentina e em mármores. As maiores jazidas do mundo são da Península Ibérica, sendo da parte portuguesa as as Minas de Neves Corvo, Aljustrel e Louzal tudo no Alentejo com a sua faixa piritosa  que vai até Espanha e com um dos maiores depósitos incluem as Minas de Riotinto (Espanha) a Pirite presente-se sob a forma de depósito de grão fino com uma massa estimada de cerca de um  bilião de toneladas. 
Pirite cuboctaedrica_1.2
Pirite cuboctaedrica_1.3
Pirite cuboctaedrica_1.4 com a parte da matriz (branco)

A quem quiser ter uma amostra de Pirite pode comprar contactando-me via e-mail.

Sem comentários:

Enviar um comentário