segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Fósseis de Belemnitida - Peniche

  No seguimento da visita a Peniche e numa das arribas a NE da Península, vários somatofósseis de moluscos cefalópodes do tipo Belemnite, nomeadamente moldes internos de parte interna, posterior, calcificada, os rostros, conhecidos pela sua forma de "bala", a parte do corpo do animal que podia fossilizar com mais facilidade, e que não são mais que a concha interna destes animais que são muito semelhantes lulas actuais, não tendo tido ventosas mas sim ganchos. Eram animais marinhos pelágicos, principalmente oceânicos, sendo carnívoros eram nadadores activos. Actualmente extintos, viveram de forma mais abundante deste o Jurássico até ao fim do Cretácico.
 A seguinte figura ilustra uma belemnite, imagem retirada de (http://www.ucmp.berkeley.edu/taxa/inverts/mollusca/cephalopoda.php). 


Belemnite

As tais "balas"relativamente abundantes, em Peniche nas seguintes imagens. Onde o maior que encontrei, tinha perto de 15 cm de comprimento e 2 cm de largura.

Rostros de Belemnite na longidinal
Rostros de Belemnite na transversal
Rostros de Belemnite recristalizados por sulfuretos
Rostro de Belemnite recristalizado 1.1
Rostro de Belemnite recristalizado 1.2
Rostro de Belemnite recristalizado 1.3

As seguintes fotos poderão ser muito importantes, pois poderá encontra-se preservado parte do corpo do animal, o que é bastante raro dada a sua natureza mole. Porém, ainda sem certezas, terão de ser analisadas por especialistas. Se se confirmar irei fazer um artigo mais completo.

Possível corpo de cefalópode presevado com Rostro de Belemnite fossilizado ao lado
?_1
?_2

Sem comentários:

Enviar um comentário