quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

Um ProtoGeólogo numa Fundição!

  Aceitei o convite de visitar uma fundição, um sítio que sempre quis visitar e sempre me suscitou alguma curiosidade. A geologia de recursos minerais, está de certa forma, relacionada com a área da Metalurgia, na medida em que, grosso modo, o geólogo descobre o minério e todo o domínio da metalúrgica trata da extracção, fundição e tratamento de ligas metálicas (no caso de minério de minerais metálicos). 

Drenagem de metal líquido

  A fundição é o processo, na metalúrgica, de fundir e colocar metal líquido num molde, de modo que quando este solidifica torna-se uma peça metálica com a forma desejada.
  Existem várias fábricas especializadas em certas ligas metálicas, que permitem diferentes tipos de têmpera. 

Minério concentrado de Crómio sem carbono

  O material usado para a fundição na fundição a que fui usava tanto sucata, quando minério concentrado, este último poderia ser proveniente de vários países como África do Sul, México, Brasil ou Canadá. Na metalúrgica os nomes destes minérios concentrados pouco ou nada têm de semelhante com os termos do minério bruto que conhecemos em Geologia. Os minérios concentrados, como o nome indica, já possuem um certo refinamento e possuem percentagens bem definidas e normalmente diferem em termos de carbono pelo que podem ser minérios enriquecidos ou empobrecidos e assim varia o seu preço. De modo geral quanto maior o enriquecimento em carbono mais barato será o concentrado e menor a qualidade (dependente da peça que se pretende fabricar).

Processo de preenchimento dos moldes

  Geralmente estas fábricas funcionam em regime nocturno, dado a enorme quantidade de energia eléctrica necessária para a fundição. Um dos métodos que fábrica que visitei usa para o processo de fundir é via eléctrodos. Como sabemos o preço da electricidade é mais barato durante o período da noite. 
  Este Blogue é direccionado para Geologia e assim sendo não irei abordar todos os passos e processos que envolvem os processos que vi e me foram explicadas em relação ao fabrico das peças produzidas. 


  Deixo um pequeno vídeo (desculpem a minha arte) que fiz, que ilustra de forma muito resumida as partes que considerei mais pertinentes da minha visita. Deste o material antes de fundir, a ser fundido e por fim as peças trabalhadas prontas a entregar ao cliente, que no caso são várias roldanas para a indústria petrolífera numa plataforma em off-shore.

Material fundido excedente do processo de moldagem

Agora... um pequeno desabafo...
    
.... Apenas referir o papel fundamental da Geologia para a sociedade. A maioria das pessoas olha para os Geólogos como sendo o pessoal dos "calhaus" ou "pedrinhas", de certa forma, menosprezado a Geologia. Na verdade, essas pessoas muito provavelmente desconhecem ou sem darem conta que a Geologia está na base de todos (ou quase todos) os bens materiais que dispomos e que muitas guerras são, já foram e vão ser (infelizmente) geradas pela luta de territórios ricos em recursos geológicos. A maioria das grandes potências económicas actuais devem a sua riqueza, grande parte, aos recursos geológicos que possuem. Tomando os exemplos do Brasil, rico em inúmeros recursos metálicos e petróleo (s.l); Emirados Árabes Unidos com a sua economia quase exclusivamente a depender do petróleo, é um dos países com maior PIB per capita do Mundo.   
Ricardo


Sem comentários:

Enviar um comentário