terça-feira, 6 de setembro de 2016

Uma trilobite?! Nooop!

Não, as trilobites não voltaram. O que trago hoje é uma ligia oceanica, também conhecida como "barata-do-mar". Trata-se pois de um  pequeno crustáceos sem carapaça pertencente à ordem Isopoda. São marinhos, dulciaquícolas ou terrestres. Podem  atingir até 3 cm de comprimento,ainda que a que fotografei parecia ultrapassar ligeiramente esta medida.  Alimenta-se de algas e de pequenos animais marinhos, sendo mais activas durante a noite, vivem nos rochedos na zona intertidal.


Ligia oceanica

 Quando a vi mexer na rocha. durante um milésimo de segundo, veio-me à cabeça num pensamento impulsivo, "Ho! Uma trilobite! Enganaram-me, elas ainda existem!! ", mas não, não poderia ser. De facto a única coisa que têm em comum, segundo o que pesquisei, é que na classificação cientifica são animais artrópodes, estes "bichos" até são mais parecidos que os conhecidos "bichos-da-conta", ou em latim Armadillidium vulgare.

Ligia oceanica com escala 

Este animal foi visto no seguimento de uma expedição de campo, com a temática de paleontologia que realizei no dia 3 de Setembro, ao longo de parte da costa litoral da Zona de Sintra. Achei por bem partilhar estas fotos e um pouco da informação que recolhi após ter pesquisado mais sobre esta baratinha! 

Sem comentários:

Enviar um comentário