sábado, 19 de março de 2016

Labradorite!

  A Labradorite recebe o seu nome do local onde foi descoberto por volta de 1770, na península de Labrador, no Canadá onde se encontram as melhores jazidas.

Labrador, Canadá
(http://www.worldatlas.com/webimage/countrys/namerica/province/lgcolor/nfcolor.gif)

  É um mineral que pela sua composição química ((Ca,Na)(Al,Si)4 O8 )insere-se na família das plagioclases , um grupo de silicatos (tectossilicatos ) bastante abundante nas rochas plutónicas e vulcânicas. A labradorite tem a mesma estrutura cristalina da Albite ( rica em sódio ) e da Anortite (rica em potássio ), sendo que a percentagem destes dois define as características do mineral : entre 30-50% de albite e 50-70% de anortite. Apresenta ainda uma dureza relativa de 6 na escala de Mohs, fractura concoidal, brilho vítreo-nacarado e um traço branco. 

Exemplar do autor
  A especial disposição das lamelas cristalinas em que se estrutura a labradorite é a responsável pelo fenómeno conhecido por "labradorescência", representado na foto acima. Caracteriza-se pelo aparecimento de irisações ( efeito de dispersar a luz em raios coloridos como no arco-íris) na superfície do mineral . Para se ver este efeito é necessário estar na direcção de observação e rodar lentamente o mineral até o ângulo de incidência da luz sobre as lamelas for o adequado, então depois será possível observar reflexos azuis, verdes, amarelos entre outros.

Labradorite
(http://www.joaomagalhaes.com/o-tao-do-reiki/wp-content/uploads/2015/04/labradorite22.jpg)
 Como este mineral apresenta uma beleza tão exuberante é utilizado como material de revestimento de edifícios ou mesmo de interiores. 

Mausoléu de Lenine, revestido por vários materiais incluindo Labradrite,
dando o brilho que a foto apresenta.
(http://www.voyages-photos.fr/images/moscou/08moscou.jpg)
Interior de uma cozinha
(http://st.hzcdn.com/simgs/e321926f022879a9_4-4303/traditional-kitchen.jpg)

Sem comentários:

Enviar um comentário