quarta-feira, 27 de abril de 2016

O Petróleo

Petróleo, o que é?
O Petróleo, é das maiores fontes de energia da actualidade. Ainda que actualmente atravesse uma fase não muito boa, desde muito tempo que o mundo  gira em torno desde magnifico recurso. Directa ou indirectamente todos nós dependemos desta matéria-prima preciosa que se concentra nos espaços porosos de uma rocha a muitas centenas ou milhares de metros de profundidade, e que pode também ser utilizado na fabricação de plástico, borrachas sintéticas e muitos outros produtos.
Em sentido lato, pode-se considerar que o termo petróleo abrange todas as ocorrências ou concentrações naturais de hidrocarbonetos (todo o composto binário de carbono e hidrogénio, ou carboneto de hidrogénio) em qualquer estado físico que se pode encontrar.
 Em sentido mais restrito, isto é, do ponto de vista geológico, os hidrocarbonetos; resultam da deposição e transformação de matéria orgânica. Para que ocorra a formação do petróleo é necessário uma rocha sedimentar rica em matéria orgânica (mais de 50% de carbono de origem biogénica) esta matéria é transformada em profundidade por ação da temperatura, pelo menos 60ºc.
Na vertente económica ou comercial, o termo mais usado para referir hidrocarbonetos que ocorrem exclusivamente no estado liquido, constituindo o produto designado por petróleo bruto ou crude. Os que ocorrem sobre forma de gás constituem o gás natural e os que se apresentam no estado sólido são conhecidos por betumes e asfaltos.

Plataforma de Petroleo no Golfo do México
http://www.gazetadopovo.com.br/mundo/petroleo-80i6dfpv0fikubxg5g7fm4b4

Como se forma?
A formação das acumulações de petróleo depende da conjugação de vários factores, nomeadamente da:
- Acumulação de matéria orgânica numa rocha geradora (Rocha Mãe).
- Maturação desta mesma matéria orgânica para o óleo.
-Migração deste óleo
-Acumulação numa rocha reservatório devidamente confinada por uma armadilha de natureza geológica, “dobras ou falhas” impermeável delimitando a rocha-geradora. Pelo que obriga a acumulação dos hidrocarbonetos originando assim um reservatório petrolífero. Apesar de os factores mais importante na geração de petróleo serem a matéria orgânica sedimentar fóssil e temperaturas elevadas. É importante também realçar que só há formação de reservatório petrolífero, quando há coexistência destes factores todos.
Numa bacia sedimentar normal, o inicio da geração do petróleo dá-se por volta dos 60ºC,atinge o máximo 90ºC e termina aos 175ºC. O factor tempo é extremamente importante. Pois o processo de geração de petróleo a partir da acumulação de matéria orgânica é muito longo, na ordem dos milhões de anos.

Armadilha estrutural do tipo dobra antiforma (José Xieto)

Prospecção
 A prospecção de hidrocarbonetos corresponde um trabalho integrado entre a geologia, geofísica e geoquímica realizado numa respectiva área (concessão), com a finalidade de tentar encontrar estruturas e formações geológicas favoráveis a serem eventualmente perfuradas.
A prospecção de petróleo faz parte das etapas do conjunto de processos e procedimentos que constituem a exploração de petróleo, na busca do reconhecimento da ocorrência dos recursos naturais, e faz-se estudos para determinar se os depósitos têm valor económico, ou viabilidade económica para serem extraídos. Por esta razão sabe-se de existência de petróleo em Portugal, mas não se pode explorar devido alto custo de produção e pouco retorno. Ainda assim pensa-se que no segundo semestre deste ano possa haver exploração dum poço na bacia do Algarve.
Angola é conhecida pelo seu potencial de recursos naturais, mas concretamente o petróleo que é a maior fonte de riqueza do país. Tem uma produção diária na ordem dos 1,76 milhões de barris, o que faz deste o segundo maior produtor de petróleo de África seguir a Nigéria.
Os maiores produtores de petróleo do mundo são; Arábia Saudita, Estados Unidos, China, Canadá, Irão, Emirados Árabes, Kuwait, Iraque, México, Nigéria. 
O petróleo é a base sustentável da economia de muitos países. Pelo que há muito que se diga sobre este assunto, portanto achamos conveniente não aprofundar muito.

Amostra de petróleo colhida no poço 14A-1 em Portugal

Sem comentários:

Enviar um comentário