quinta-feira, 24 de março de 2016

Saída de Campo livre à Serra de Montejunto

No dia 4 de Março de 2016 foi dia de saída de Campo, para mim e para três colegas meus, também estudantes de Geologia. O objetivo desta saída de campo foi conhecer a ocorrência de conteúdo fossilífero das unidades aflorantes na Serra de Montejunto (concelhos de Alenquer e Cadaval, distrito de Lisboa).

Mapa Topográfico, com relevo, da Serra de Montejunto.


Segundo a bibliografia consultada (Zbyszewski, G., Ferreira, O da Veiga. (1966) Carta Geológica de Portugal à Escala 1/50000, Notícia Explicativa da folha 30-B Bombarral, Serviços Geológicos de Portugal, Lisboa, 91pp.) no flanco Oeste da Serra afloram as Camadas de Montejunto  (Lusitaniano inferior).  Nestas camadas reconhecem-se duas zonas bem caracterizadas, pelas amonites colhidas no Maciço de Montejunto : a zona de Perisohinctes castroi e a zona de Enosphinctes bukowskii.
A nossa saída incidiu sobre esta última zona caracterizada por fácies mais margosa, com calcários de cor clara passando para calcários margosos separados por leitos finos de margas.


Superfícies de estratificação, das Camadas de Montejunto, com orientação geral WNW-ESE.


À medida que caminhamos no fundo de um vale em direção á Serra começaram a surgir moldes externos e internos de amonites, em blocos soltos, no chão.

Molde Externo de um fragmento de amonite. 
Molde Interno de um fragmento de amonite.

Depois de alguma procura encontramos alguns exemplares de amonites também em superfícies de estratificação.

Molde Externo de uma amonite.

Molde Interno de uma amonite.

2 comentários:

  1. Parabéns pelo seu trabalho. Estava à procura de imagens de moldes internos e externos de amonites para mostrar no clube de Ciências da minha escola( Agrupamento de escolas Lindley Cintra, em Lisboa) onde sou professora. Fizémos um trabalho experimental sobre moldagem por fósseis e não encontro melhores fotos exemplificativas do processo de moldagem a não ser no seu espaço. Poderia autorizar a partilha destas
    fotos para o blog do clube de ciências ( http://clubeciencias2016.blogspot.pt/)? Grata pela atenção.

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar