sábado, 27 de fevereiro de 2016

Ilmenite!

  O nome da Ilmenite provém do local onde foi encontrado pela primeira vez, o monte Ilmen, na cordilheira dos Urais, na Rússia. 


Cordilheira dos Urais
(http://www.eurasiamining.co.uk/~/media/Images/E/Eurasia-Mining/content-images/june%202013%20update/final%20four/russia.jpg)


  A ilmenite ( Fe2+ TiO3) é considerada um óxido, é do sistema trigonal, tem uma dureza relativa de 5-6, fractura concoidal e um brilho metálico. Apresenta-se mais habitualmente como agregados amorfos, granulares ou lamelares.Muitas vezes desagregam-se por erosão e vão-se acumular nas praias, passando a denominá-las como "praias de areias negras". 



Praia de areias negras de Ilmenite e Hematite
(http://www.nps.gov/common/uploads/photogallery/ner/park/asis/2875D447-155D-
451F-67C6BFCD8A442A73/2875D447-155D-451F-67C6BFCD8A442A73-large.jpg)


Este mineral raramente apresenta-se bem cristalizada mas, quando cristaliza, as formas mais belas produzem cristais negros, opacos e com um forte brilho metálico. Estes cristais têm uma multiplicidade de facetas que aumentam o seu brilho devido aos diferentes ângulos que reflectem a luz.


Ilmenite
(http://www.minfind.com/mfthumbs/800_600_FFFFFF_15708540004c344c0557213.jpg)


 A ilmenite forma uma solução sólida com a Geikielite e a Pirofanite. A geikielite é o termo rico em magnésio e a pirofanite é o termo rico em manganês.



Geikielite
(https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/4/4a/Geikielite-199902.jpg)


Pirofanite
(http://rruff.info/repository/sample/by_minerals/
Pyrophanite__R070211__Sample__Photo__14449__M.jpg)

  Existem minerais que os cientistas classificam como minerais de referência dado que, por certas características tanto da sua composição química como da sua origem, permitem inferir as condições ambientais que se verificavam em determinadas zonas do planeta durante o seu processo de formação. É o caso da ilmenite, que cristaliza a temperaturas superiores a 500ºC e que define a temperatura reinante no interior das câmaras magmáticas durante as fases iniciais de cristalização ou solidificação do magma. Por esse motivo é considerado um mineral primário. Quando este mineral já cristalizou, devido à sua maior densidade, acumula-se no fundo da câmara formando camadas ou leitos.

Ilmenite vista de um microscópio de luz reflectida
( tirada na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa)

  Como a acumulação no fundo das câmaras magmáticas faz-se por camadas, torna-se um bom jazido de fácil exploração. Apesar do alto teor em ferro ( 37%), a sua exploração não é rentável pois o titânio presente dificulta a fusão, nos processos de purificação para o metal. Então, é o titânio o metal explorado e utilizado na indústria. Sendo ele leve e resistente, tem inúmeras aplicações : indústria aeroespacial , indústria desportiva, implantes ortopédicos , decoração de edifícios entre outros. 


Componentes ,como as asas, feitas de titânio são mais leves e por isso levam a reduções nos custos de combustível
(http://robotpig.net/_images/posts/787_4.jpg)

Quadros de titânio = menor peso
(http://burls.co.uk/images/ti/largeRoad.jpg)

O titânio é um mineral muito utilizado em próteses,
 não só por em elevadas doses o corpo humano não sofrer impacto,
como a sua densidade é semelhante à dos ossos.
(http://www.nemfi.com/uploads/5/4/5/4/54549909/1530834_orig.jpg) 

                         Cleveland Clinic Lou Ruvo Center revestido a placas de titânio, em Las Vegas
(https://www.bluffton.edu/~sullivanm/nevada/lasvegas/gehry/5934.jpg)


quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

Moscovite

 Não tendo tempo, ultimamente, devido à época de exames da faculdade, já algum tempo que não faço um post aqui no blog, porém tenho estado a reunir algumas informações e ideias para futuros post's!
 Faltando ainda fotografar e catalogar mais de 90% da minha colecção de minerais e fósseis, deixo aqui um dos meus primeiros minerais que já faz algum tempo que decora uma mobília da minha sala, aliás já tenho este mineral desde que me conheço e é muito especial para mim, provavelmente foi oferecido à minha família. Trata-se de um aglomerado de Moscovite (micas) e vem provavelmente de uma zona próxima a Abrantes. Na Norte de Abrantes há muito material micáceo e as pessoas no campo, dado o seu brilho vítreo a sedoso perolado, apanham e coleccionam. Uma das maiores micas que apanhem foi em Casais de Revelhos (Abrantes Norte) e podem ver aqui.
O exemplar que trago hoje tem 10,5x8x6,5 cm

Mica
Moscovite_1

 Tendo apenas micas, não se consegue interpolar com certeza a sua Rocha-Mãe porém dadas as dimensões, poderá ser com mais certeza de um granito pegmatítico.

Mica
Moscovite_2
Mica
Moscovite_3
Mica
Moscovite_4