quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

⚒ Extração das mini granadas (Almandinas)! ⚒

 Depois de ter recolhido as amostras de micaxistos, e já em casa, comecei a retirar o máximo de porfiroblastos possível usando o as seguintes ferramentas.

Ferramentas (1)

Ferramentas (2)


 Em relação ás várias etapas temos:
  1. Desagregação das amostras de micaxistos, com o uso do martelo.
  2. Recolha dos detritos para um recipiente.
  3. Separação dos porfiroblastos que se encontravam soltas, com o auxilio da pinça e do pico.
  4. Recolha dos mesmos para uma caixinha com tampa transparente de ampliação.

Amostras de micaxistos
 
Processo de desagregação (1)
Processo de desagregação (2)
Recolha dos detritos
Separação e armazenamento dos porfiroblastos
O principal interesse destas recolha, é de determinar qual a frequência de porfiroblastos numa certa medida de micaxistos, sendo que as granadas foram de longe os em maior número, mas apesar disso as estaurolites sendo que em menos número são de muito maiores dimensões. E do ponto de vista macroscópico estes dois minerais foram os únicos dois tipos de porfiroblastos por mim identificados nestas amostras.

Em relação às granadas cerca de 90% não apresentam dimensões maiores de 1 mm, sendo que a maior foi de 0,6 cm e foi uma relativa excentricidade dimensional.
Na seguinte foto pode-se ver a granada de 0,6cm em relação à absoluta maioria da população de granadas das amostras de micaxisto.

Granadas do tipo Almandina
Na seguinte foto pode-se ver a maior estaurolite que encontrei, com restos de paragonite (mica branca de sódio e alumínio).
 Dimensões: 0.8 x 0.5 x 0.4 cm

Estaurolite


Em relação às propriedades destes dois minerais:
  • Granada - Cristaliza no sistema cúbico. frequentemente em cristais isodiamétricos bem formados, podendo ter  todas as cores excepto o azul, brilho vítreo a resinoso e com dureza 6,5-7,5 na escala de Mosh. O seu peso específico varia de acordo com a sua composição química. São nesossilicatos complexos de formula química, X3Y2(SiO4)3, encontrando-se o sílicio no centro de um tetraedro cujos quatro vértices são ocupados por átomos de oxigénio. São minerais típicamente de rochas metamórficas podendo também ser encontrados em rochas ígneas ricas em ferro e magnésio.
  • Estaurolite -Cristaliza no sistema monoclínico (pseudo-ortorrômbico), em indivíduos mais ou mneos alongados. A cor varia de castalho-avermelhado a negro, brilho sub vítreo a resinoso e com dureza 7 - 7.5 na escala de Mosh. Apresenta alta densidade, 3.74 - 3.83. Quimicamente é um nesossilicato complexo de fórmula química, Fe2+2Al9O6(SiO4)4(O,OH)2. São frequentes as maclas em cruz grega ou em cruz de Santo André, com ângulas de 60 a 120 graus.
    São m,inerais tipicamente de rochas metamórficas de temperatura média. Aparece com frequência associado a paragonite, cianite e granada.

Sem comentários:

Enviar um comentário