domingo, 8 de fevereiro de 2015

⚒ Dia de Campo (livre), com um Geo Colega, na zona de Abrantes (Round one!) ⚒



Hoje (08-02-2015) foi dia de saída de campo, para mim e para um amigo meu, também ele aspirante a geólogo. Este meu colega e amigo, deu-me a conhecer zonas ígneas e metamórficas do concelho de Abrantes. Sendo que a primeira paragem foi uma pedreira abandonada de gnaisse granítico micro ocelado.

Portugal



Observamos para além do material ígneo aflorante outrora explorado industrialmente, xistos associados a veios de quartzo,vários óxidos de entre os quais de Manganês (MnO), em forma de "dendrites".



composto de fórmula química MnO
Óxidos de Manganês (1)
composto de fórmula química MnO
Óxidos de Manganês (2)
Óxidos de Manganês (3)
Óxidos na superfície de um bloco de granito (1)
Óxidos na superfície de um bloco de granito (2)
Óxidos na superfície de um bloco de granito (3)

A cor verde que se consegue ver nas três ultimas fotos de óxidos,  é de facto fascinante, ao vivo a cor é muito mais espectacular. Óxidos com cores esverdeadas geralmente estão associados a elementos como o Cobre (Cu). Neste caso só um análise química me poderia dar certezas.

Blocos de gnaisse granítico
Foto sem escala da pedreira

Gnaisse granítico micro ocelado
A foto seguinte demostra a fossildiagênese de um gastropode Hélix



Sem comentários:

Enviar um comentário